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Treinamento mental: uma ferramenta de intervenção em psicologia do esporte - Nataly Exner

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Treinamento mental: uma ferramenta de intervenção em psicologia do esporte


Por: Nataly Exner, psicóloga (UFPR), com especialização em Psicologia do Esporte pela Clínica CEPPE, e tenho um site sobre Psicologia do Esporte: www.mentecampea.com.br

 

Atletas, treinadores e comissões técnicas cada vez mais reconhecem que fatores psicológicos influenciam o desempenho esportivo. É muito comum que “o psicológico” seja utilizado como justificativa para o mau desempenho de uma equipe, mesmo que não se saiba bem ao certo o que é esse “psicológico”, e muito menos como trabalhá-lo. Ansiedade, concentração e confiança são apenas alguns exemplos de fenômenos mentais que podem mudar o resultado de uma partida. Dessa forma, não basta que os atletas realizem treinamentos físicos e técnicos, é preciso treinar a mente para suportar a pressão das situações competitivas.

O perfil de um indivíduo faz diferença, sim, mas nossa mente é dinâmica, e habilidades importantes podem ser aprendidas ou aperfeiçoadas. Essa é a função do treinamento mental, uma ferramenta de intervenção do psicólogo do esporte, que tem como objetivo que o atleta atinja regularmente as condições ideais de rendimento. Ele auxilia o atleta a derrubar as barreiras psicológicas que o impedem de atingir seu rendimento máximo, como pensamentos negativos, medos e inseguranças. Diversas técnicas podem ser utilizadas nesse treinamento, e sua escolha depende de uma avaliação feita pelo psicólogo, que irá considerar a modalidade praticada pelo atleta e suas demandas.

A visualização é uma das principais habilidades mentais utilizadas pelos atletas e uma aliada importante no treinamento mental. Trata-se de utilizar todos os sentidos para criar ou reproduzir experiências mentalmente. A visualização auxilia o atleta a se concentrar na tarefa motora que terá que executar, eliminando distrações do ambiente, evitando pensamentos negativos e aumentando as chances de acerto.

Sabe aquele momento antes do saque, em que o tenista ou o jogador de vôlei fica quicando a bola no chão? Aquilo não é (pelo menos não deveria ser) uma “firula”. Naquele momento o atleta está visualizando o saque: a força que irá imprimir, o movimento dos braços e pernas, a direção que deseja dar à bola. A mesma coisa acontece com o jogador de basquete antes de um lance livre, com o jogador de futebol e handebol antes do pênalti, com o nadador e o corredor antes do tiro de largada, etc.

Outro aspecto importante do treinamento mental está relacionado aos pensamentos negativos que o atleta pode ter durante uma competição. Esses pensamentos são automáticos e, muitas vezes, o atleta nem se dá conta deles. É como se uma “voz” ficasse dizendo para o atleta “você não vai conseguir”, “você não merece vencer”, entre outras crenças. O treinamento mental auxilia o indivíduo a identificar esses pensamentos e afasta-los. É possível treinar a habilidade de ter pensamentos positivos durante a competição, como “sinto-me confiante em relação ao meu rendimento”, “treinei muito e estou pronto para esse desafio”, etc.

Atualmente os atletas de alto rendimento apresentam níveis muito próximos de condicionamento físico e preparo técnico, e contam com diversas ferramentas tecnológicas voltadas para o aperfeiçoamento de seus corpos, movimentos e técnicas. Da mesma forma, existem tecnologias e ferramentas voltadas para o treinamento mental, e isso pode representar a diferença entre a vitória e a derrota. Está cada vez mais evidente que de nada adianta um corpo "sarado" e condicionado, se a mente o sabota dia após dia.

Referências:

http://www.sportpsychologytoday.com/sport-psychology-for-coaches/what-is-mental-training/

http://www.cob.org.br/pesquisa_estudo/pdfs/laboratorio_olimpico_15.pdf

http://www.efdeportes.com/efd137/treino-mental-estrategias-para-uma-melhor-eficacia.htm

 

 

 
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